LIGUE-NOS! +55 48 3364 4068

Orçamentos e as 7 etapas da produção de áudio para filmes e tv.

Neste post explico como interagem os principais serviços de áudio para filmes e tv.
Se você ainda não viu: Como calcular o orçamento de áudio para filmes e tv, primeiros passos. Sugiro que você dê um olhada antes de prosseguir. Assim você vai ter um valor aproximado para dividir entre os diferentes serviços.

Antes de tudo é importante lembrar que os profissionais faturam a base de tempo.

Para cada serviço a continuação, pense no tempo necessário para obter o resultado desejado. No final, tudo é um compromisso.

As 7 etapas da produção de áudio:

Filmagem

1 – Captação:

O tempo necessário é o mesmo que para filmagem. Assim se você vai filmar por duas semanas, calcula duas semanas de captação. Então orçar o técnico de som, microfonista(s) e aluguel de equipamento para este período.

A dica:

A qualidade da captação afeta tudo. Se for mal captado você vai ter que arrumar-lo depois, seja fazendo ADR, Foley ou investindo tempo em remoção de ruídos. Por isso e importante procurar o melhor profissional disponível.

Pós-produção

2 – Edição de diálogos

Procurando a melhor toma, limpando e polindo o diálogo pode necessitar de uma a três horas por cada minuto de filme. Isso inclui tempo para Sound Design para sons ambientes ou backgrounds (item 4 abaixo).

3 – ADR 

Você pode prever se vai necessitar ADR olhando o roteiro e onde você vai filmar. A menos que o set de filmagem seja muito barulhento, pode ser que não precisa fazer ADR. Por outro lado uma vez que você já captou a cena, pode ser que depois decida mudar a interpretação. Por tanto é bom reservar algo do orçamento para ADR se puder.

4 – Sound Design 

O gênero vai guiar você em quanto tempo você precisará para efeitos de som. Mais ação pede mais Sound Design. Contudo lembre que sempre é necessário criar sons ambientais. Por isso estude o roteiro e calcule quanto Sound Design precisará. Caso você consiga gravar os sons de ambientes durante a filmagem pode poupar algo de Sound Design. Os formatos preferidos para gravar ambientes são: Double M-S, M-S estéreo, estéreo e mono. Nesse ordem.

5 – Foley

É provável que precise gravar sons que não foram bem captadas no filmagem. Certamente você vai precisar de algo de Foley para filmagens e muito para animações!

6 – Trilha sonora

O outro diálogo do filme. Acima de tudo é o portador de emoção. Embora você possa adquirir músicas de livrarias, o melhor é contratar a um compositor. Dessa forma você pode conseguir um ótima trilha sonora por um preço similar a um licença de música de livraria. Ainda que músicas de livraria são económicas para usar em festivais, licenças para filmes e tv não são. Acima de tudo jamais usar uma música sem ter uma licença por escrito. O barato pode sair muito caro!

7 – Mixagens

O tempo necessário para mixagens depende de como estão preparados os diálogos, música, efeitos e ambientes. Se você tem excelentes pre-mixagens, pode mixar até trinta minutos de filme por dia. Ainda que o mais normal é mixar entre cinco e dez minutos por dia. Além disso você vai precisar de mais dois dias para preparação, ajustes é copias. 

A importância da comunicação da equipe

Todos trabalham melhor quando sabem o que pedir e o que precisam entregar. Colocar as diferentes equipes em contato antes de começar a filmar é uma ótima maneira de obter um som melhor.
Qualquer dúvida, favor entrar em contato.

Ficamos à disposição!

Shopping Basket