LIGUE-NOS! +55 48 3364 4068

Como calcular o orçamento de áudio para filmes e tv, primeiros passos.

Do orçamento total, destinar dez porcento para o áudio seria um valor aproximado. Isso inclui captação e pós-produção. Em seguida vamos olhar:

5 fatores que influenciam no orçamento de áudio para filmes e tv.

1 – Orçamento total 

Primeiro você precisa saber o orçamento total do filme ou séries de tv.

Se temos R$ 1 milhão para uma longa-metragem, aplicando dez porcento, temos R$ 100.000 para áudio. Apesar que, dez não seja o orçamento final, serve como uma guia para começar o cálculo.

2 – Gênero

Um filme de ação ou muitas cenas com efeitos sonoros vai precisar de maior orçamento que uma drama com poucas cenas. Da mesma forma, animação requer gerar todo um mundo sonoro já que não existe nada.
Assim que o roteiro vai guiar você na quantidade de tempo que você precisa para Sound Design e Foley.

3 – Trilha sonora

Uma orquestra aumenta a qualidade percebida do filme e aumenta as emoções como nada mais. Em contrapartida é mais custoso que usar uma instrumentação mais simples. Mesmo que uma orquestra seja caro, usar uma música de um artista conhecido pode sair muito mais caro. Posto que a regra é que usar mais músicos aumenta o valor duma trilha, você pode escolher um compositor que consegue elaborar a música conforme seus desejos, expectativas e orçamento.
Agora utilizar uma orquestra não é tão caro como você pode pensar. De fato, venho trabalhando com vários orquestras em Europa e temos conseguido resultados fantásticos por um preço razoável.

4 – Duração. Mais minutos, mais $.

A duração afeta diretamente o tempo que você precisa para a captação e pós-produção do filme. De tal forma que um filme de 120 minutos precisa 50% mais de tempo que um filme de 80 minutos.

5 – Formato

Cinema $

A qualidade de som no cinema é muito melhor que na tv. Ao mesmo tempo, as freqüências reproduzidas, a faixa dinâmica e o silêncio são muito maiores.  Como resultado, você vai precisar trabalhar numa estúdio de áudio calibrado para cinema. Sem dúvida você precisa mixar olhando uma tela de projeção e não apenas um tv grande. De fato, o tamanho da imagem está ligada ao tom e intensidade do som.

Televisão $

Ainda que você finaliza em 5.1, a televisão não requere tantos mimos como cinema. Do mesmo modo, não deve utilizar um projetor para as mixagens. No entanto, as exigências das emissoras são rígidas e você precisa ter muito cuidado na entrega dos arquivos. Assim que você necessita de boa qualidade e muita atenção aos requisitos de entrega.

Internet $ (youtube e Vimeo).

A qualidade ainda é importante, bem como entender que você deve finalizar para celular, laptop, fones de ouvido e televisão. No entanto não existem exigências de entrega além do tipo de arquivo.

Mas se meu filme é de baixo orçamento?

Ao contrário do que você pode pensar, filmes de baixo orçamento precisam de maior porcentagem para áudio. Mas porque? Em primeiro lugar, porque uma hora de um filme de grande orçamento e igual a uma hora de um filme de baixo orçamento. A duração não muda conforme o orçamento. Em segundo lugar, porque você precisa trabalhar com profissionais. Ainda que eles entendam que seu filme é de baixo orçamento e busquem ajustar os preços, tudo tem um limite. Por último, o público aguenta má qualidade de imagem melhor que má qualidade de som. Assim que cuidado para não gastar demais na imagem e de menos no som!
Seja como for, ao calcular seu orçamento de áudio, lembrar de deixar algo para imprevistos 😉
Se você quer saber mais, explico como interagem os serviços de captação e pós-produção aqui:

Orçamentos e as 7 etapas da produção de áudio para filmes e tv.

Qualquer dúvida, favor entrar em contato. Ficamos á disposição!

Shopping Basket